top of page
  • administrativo512

A importância do GMO em Projetos de Tecnologia

Os projetos de tecnologia do final dos anos 90 e primeira década do no milênio 2000 trouxeram um aprendizado comum aos gestores de empresas que cursaram a jornada de grandes projetos de tecnologia, principalmente através dos projetos de implantação de ERPs como SAP, Oracle e TOTVS.


Projetos complexos, muitas customizações, longos meses de duração e orçamentos estourados tinham entre vários fatores superficiais, uma causa raiz: o modelo de pensamento dos decisores das empresas que desejavam implantar uma ferramenta de mercado, mas não estavam dispostos a adaptar-se aos processos destas ferramentas. Como consequência, acabaram por incendiar seus próprios projetos e pôr fim a sua credibilidade como gestor perante os acionistas e direção executiva da empresa.


Esta dura experiência deixou traumas e medos em quem participou dos projetos e em quem assistiu ou ouviu no mercado os casos de insucesso. Entretanto, também foi possível aprender muito com os erros e para quem por necessidade ou estratégia inicia uma jornada de grandes projetos de tecnologia tem a oportunidade de evitar os erros do passado e tratar de forma diferente os principais ofensores das grandes mudanças organizacionais associadas a tecnologia:


  • Patrocínio ativo desde o momento da decisão da mudança até a sustentação delas;

  • Preparação organizacional em termos de pessoas, conhecimento, negócio e esforço para executar mudança;

  • Adaptação dos processos de negócio as práticas da ferramenta escolhida;

  • Desenvolvimento das pessoas para entendimento as mudanças e mitigação das resistências;

  • Comunicação eficiente dos objetivos e caminhos que serão percorridos para todos os envolvidos na mudança;

  • Treinar as pessoas para que tenham confiança e autonomia nas suas novas rotinas de trabalho e processos;

  • Planejar a transição com visão do negócio e não somente de tecnologia;

Os fatores acima mencionados foram encobertos por problemas como Dados, excesso de Customizações, Cronogramas otimistas, falhas de técnicas das implementadoras. Quando analisados mais a fundo, muitas destes casos não realizaram a gestão da mudança organizacional com a profundidade para definir claramente os objetivos que motivam o investimento, qual o escopo necessário para garantir os processos de negócio da empresa e o esforço organizacional em termos de pessoas necessárias para viabilizar a mudança dos processos da empresa.


Sem um direcionamento claro ao time do projeto e aos gestores de nível tático da empresa, a mudança organizacional provocada pela execução do projeto, não é uma prioridade dos gestores funcionais e por consequência, não há apoio para efetivar as mudanças, gerando customizações do novo sistema como forma de manter o estado atual, as pessoas direcionadas ao projeto não são as com maior conhecimento do negócio para definir e validar os novos processos e os efeitos são percebidos em qualidade, prazos estendidos e custos adicionais.


A visão de gestão de mudanças organizacionais aplicada a projetos de tecnologia da REDDOP considera que a mudança sustentável e que projetos de sucesso ocorrem quando qualidade, custo, prazo são atendidos, mas principalmente o objetivo do projeto motivador do projeto foi atingido.


Para isso, o GMO deve deixar apenas aspectos motivacionais e psicológicos que marcaram a participação em alguns projetos do passado, e atuar nas mudanças de negócio, aportando conhecimento de processo e tecnologia e ser efetivamente um gestor da mudança, não se restringindo apenas a mediar relações, emitir comunicados e organizar treinamentos.


A visão da REDDOP em Gestão de Mudanças Organizacionais é a de que a adaptação dos processos de negócio das áreas funcionais ocorre através do pleno entendimento dos objetivos do projeto, dos benefícios pretendidos e quais mudanças a tecnologia provoca nas rotinas e procedimentos. O engajamento das pessoas virá da comunicação efetiva e principalmente da percepção de valor que a mudança trará, não só para o indivíduo, mas para a organização como um todo.


Para tanto, uma equipe GMO eficiente deve ser multidisciplinar, com integrantes com habilidades humanas, técnicas, gestão de projetos, metodologia e negócio. Esta é a proposta de valor da REDDOP que conjuga em seu time pessoas especializadas em cada um dos pilares que fazem que a mudança do seu projeto de tecnologia seja um sucesso!



311 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


menu suspenso 3 barras
bottom of page