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Gestão de Expectativas para Projetos de Tecnologia


Imagine como seria se todos conhecessem a estratégia do negócio e soubessem exatamente o que precisam fazer para atingir os objetivos?


Este é o sonho de todo líder de negócios, porém é um cenário que raramente encontramos na realidade das empresas. No mundo dos projetos não é diferente. Os projetos nascem com investimentos altos e com objetivos tão “estratégicos” que é bastante difícil de identificar a sua contribuição para os resultados do negócio.


Parte desta complexidade vem do fato que os projetos são como peças de um lego que compõem soluções para endereçar objetivos estratégicos da empresa e, portanto, tem uma contribuição parcial ou secundária para os resultados empresariais. Outra parte são projetos que nascem com boas intenções, mas sem uma visão clara de quais problemas irão resolver e como os resultados serão percebidos.


Esta segunda classificação de projetos, a mais comum na gestão de portfólio da maior parte das empresas, é que alimenta os altos índices de falhas em projetos. Como determinar se um projeto obteve sucesso se não se tem claro no início do projeto quais as expectativas e benefícios que esperam ser resolvidos com o projeto?


Determinar os objetivos específicos, benefícios e problemas a serem resolvidos não é uma tarefa tão trivial quanto possa parecer. Geralmente em Termos de Abertura de Projetos (Project Charter) e reuniões de Kick off de importantes projetos são informados objetivos generalistas, como “maior confiabilidade”, “maior assertividade nas decisões”, “segurança da informação”, mas poucos projetos avançam mais algumas casas para dizer como irão contribuir para a confiabilidade, assertividade e segurança.


Na visão da REDDOP, a construção de um projeto de sucesso começa antes da mobilização da equipe ou decisão de início do projeto. No momento da aprovação do projeto, a equipe de alta e média liderança da empresa deve ter despendido tempo suficiente para debater e comunicar entre todos os influenciadores do projeto o que se pretende com aquele projeto. A REDDOP faz isso através uma ferramenta de mapeamento de benefícios e gestão de expectativas chamada de Rede de Benefícios (Benefits Dependency Network) que são insumos para o refinamento do escopo do projeto orientado a objetivos e não somente a substituição/implementação de sistemas de Tecnologia da Informação.


Comunicar é chave para um time engajado e orientado a resultados. Tão importante quanto comunicar é o conteúdo desta comunicação. Comunicados genéricos irão permitir entendimentos diversos e focos desalinhados na execução do projeto. Portanto, investir tempo em comunicar o caminho a ser trilhado e quais os problemas a serem resolvidos de forma clara e objetiva ajudará em muito no sucesso do projeto! Conte com a REDDOP para lhe apoiar na sua jornada de mudança.



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